O vice-presidente da Associação do Ferro e do Aço da China (Cisa, na sigla em inglês), Luo Bingsheng, descartou os rumores de que as negociações de preço do minério de ferro entre a China e as mineradoras globais estejam próximas de uma solução, ou que sigilosamente tenha sido fechado um acordo. As conversas ainda estão em andamento, afirmou Bingsheng, nesta sexta-feira.
A China, maior importadora mundial de minério, espera que as negociações anuais cheguem a uma “solução razoável”, declarou o executivo. “Esperamos chegar a uma solução ganha-ganha”, disse Bingsheng, numa entrevista coletiva trimestral da Associação.
Embora esteja atrelada às negociações com as mineradoras, a entidade tem procurado controlar o fluxo de importações de minério do país. De acordo com Bingsheng, a Cisa está revisando 112 licenças de importação, mas o executivo desmentiu os boatos do mercado de que o governo pretende conceder apenas cerca de 10 licenças. “Não recebi nenhuma informação, e ninguém me trouxe esse plano”, disse. As informações são da Dow Jones.


