China aumentará comércio com AL, diz vice-presidente

A China trabalhará com a América Latina para aumentar as exportações mútuas de produtos de valor agregado, afirmou o vice-presidente chinês, Xi Jinping, numa audiência da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) da Organização das Nações Unidas, realizada em Santiago, no Chile.

Enquanto as exportações da América Latina para a China cresceram dramaticamente nos últimos anos e representaram 8% das exportações totais da região em 2010, de acordo com a Cepal, recursos naturais, como o cobre e a celulose, corresponderam pela maior parte dos produtos do país asiático.

“A China deseja trabalhar com as nações da região para aumentar as exportações mútuas de produtos de alto valor agregado, expandir o comércio e otimizar as estruturas de negócios”, disse, em comentários preparados para o evento. Além disso, a China vai procurar aumentar os investimentos em companhias chinesas na região.

Durante uma viagem a três países da América Latina – Cuba, Uruguai e Chile -, Xi assinou uma série de acordos comerciais. Entre eles, a mineradora estatal chilena Corporación Nacional del Cobre e a China Minmetals assinaram um memorando de entendimento para a cooperação conjunta e o banco estatal do Chile, BancoEstado, e o Banco de Desenvolvimento da China assinaram um acordo de cooperação financeira. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.