Chile descarta Alca sem Mercosul

O Chile descarta totalmente a possibilidade de entrar na Área de Livre Comércio das Américas (Alca) sem os sócios do Mercosul, afirmou ontem o ministro chileno do Interior, José Miguel Insulza, que visita a Costa Rica.

“De maneira alguma chegaríamos a um acordo do tipo da Alca sem os sócios do Mercosul”, disse à imprensa Insulza, que considerou “difícil” que se consiga criar o bloco continental com todos os membros a curto prazo.

Ex-ministro das Relações Exteriores e influente nome do governo Ricardo Lagos, Insulza participou de uma conferência com empresários e representantes do governo costa-riquenho sobre a experiência chilena em negociações comerciais, a convite do Ministério do Comércio Exterior da Costa Rica.

Inicialmente planejada para terminar em 2005, a negociação da Alca complicou-se devido a divergências entre os países, principalmente entre os Estados Unidos e os membros do Mercosul sobre temas sensíveis, como a resistência destes últimos a abrir seu mercado agrícola enquanto os americanos subsidiarem sua agricultura.

“Não sou a favor de forçar a máquina, empurrando países que não estão muito dispostos a fazê-lo atualmente, em busca de um acordo apressado sobre a Alca”, disse Insulza, insistindo em que acha difícil que um documento seja assinado em breve.

Voltar ao topo