Chile anuncia acordo de livre comércio com os EUA

Santiago

(AE-Dow Jones) – O presidente do Chile, Ricardo Lagos, anunciou que fechou, na madrugada de ontem, um acordo definitivo para um tratado de livre comércio entre o seu país e os EUA.

“Demos um passo muito importante para o Chile. Depois de onze anos, fechamos um bom acordo com os EUA. Teremos um acordo de livre comércio que significará mais empregos, trabalho e desenvolvimento”, afirmou Lagos, em entrevista concedida em uma escola do subúrbio de Santiago e transmitida pela Rádio Cooperativa. “Essa tarefa (de negociação) começou com George Bush pai e terminou com seu filho”, declarou.

Nos últimos dias, havia sinais de que a rodada de Washington, a 14.ª de um ciclo que começou em 2000, culminaria em um fracasso diante das divergências sobre alguns temas sensíveis.

As principais discordâncias referiam-se à cobrança pelo Chile de um tributo sobre o capital de curto prazo, a dificuldade do acesso de produtos agroindustriais chilenos ao mercado norte-americano e aos direitos sobre propriedade intelectual. Os detalhes do acordo serão apresentados em Washington, após uma reunião entre os ministros chilenos de Relações Exteriores, Soledad Alvear, e da Fazenda, Nicolás Eyzaguirre, com o representante comercial para os EUA, Robert Zoellick.

Voltar ao topo