Cheque devolvido teve crescimento de 6,9%

Brasília – O número de cheques devolvidos em outubro, em todo o País, foi de 3.259.004, um crescimento de 6,9% em relação a setembro e de 15,2% em relação a outubro do ano passado, segundo levantamento divulgado pela Equifax. O número de títulos protestados, com 751.696 em outubro ante 737.372 em setembro, cresceu 1,9%. Em relação a outubro do ano passado, a expansão foi de 5,7%.

Apesar dessa evolução, o crescimento, segundo a Equifax, ainda é menor do que o registrado em outubro de 2001. Para compensar esses resulados negativos, a Equifax constatou que houve elevação de 50,7% nos cancelamentos de protestos, em outubro deste ano em comparação com igual mês de 2002, indicando um movimento mais acentuado de recuperação de crédito na economia.

Na mesma linha, o número de falências requeridas e decretadas decresceu, em outubro, tanto comparativamente a setembro deste ano (-11,4% e -24,8% respectivamente) quanto a outubro do ano passado (-17,9% e -9,2%). O comportamento negativo em relação à devolução de cheques e títulos protestados em outubro, é atribuído pela Equifax à “persistente e continuada retração que a atividade econômica no Brasil tem sofrido em 2003 e, especialmente, a seus dramáticos efeitos sobre o mercado de trabalho.” Segundo a empresa, o desemprego continua muito alto e a renda dos trabalhadores, excessivamente contraída.

Voltar ao topo