Caracas – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou ontem à noite a visita de Lula ao país na próxima quinta-feira para tratar de assuntos bilaterais e anunciou que viajará em seguida ao Uruguai para assistir a Cúpula do Mercosul.
Em declarações feitas em Buenos Aires ao canal estatal Venezolana de Televisión (VTV), Chávez afirmou que Lula chegará à Venezuela acompanhado de um grupo de empresários para discutir a assinatura de acordos bilaterais sobre "petróleo, gás e energia".
Os presidentes devem conversar também sobre o Banco do Sul, cuja criação foi acertada domingo em Buenos Aires, com a assinatura da ata constitutiva por Argentina, Brasil, Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela. A estrutura da entidade será definida nas próximas semanas.
Chávez disse ainda que abordará o possível ingresso da Venezuela no Mercosul, que ainda depende da aprovação dos Congressos do Brasil e do Paraguai.
Ele confirmou que irá à próxima cúpula do bloco regional, que acontece nos dias 17 e 18 de dezembro, em Montevidéu, a convite de Lula e da presidente da Argentina, Cristina Fernández.
"Cristina acaba de me dizer: ‘você não pode faltar, ainda que (o ingresso da Venezuela) não seja aprovado formalmente’, e eu lhe disse que não faltaria. Lula me disse também: ‘Chávez, você tem que ir’, porque havia corrido o rumor de que eu não iria. Sim, assistirei à cúpula do Mercosul".