Centro vai dar apoio a pólo de informática

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ramiro Wahrhaftig, anunciou ontem a criação do TecnoCentro Curitiba, especializado no desenvolvimento de empresas nas áreas de tecnologias da informação e comunicação. A inauguração está prevista para outubro próximo.

O investimento inicial é de R$ 1,5 milhão, proveniente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), via Fundo Paraná. “O objetivo é atender o crescente nicho mundial de indústrias das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), segmento que engloba a internet, telecomunicações, programas de computador e sistemas digitais”, explicou Wahrhafig.

Com uma área de 14 mil metros quadrados, o novo centro tecnológico abrigará incubadoras industriais, laboratórios, a sede da Rede TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) Paraná, a Universidade Eletrônica do Brasil, o setor de pesquisa da Siemens, além da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Segundo Wahrhafig, o Paraná detém hoje o segundo pólo de TIC do Brasil, garantindo um faturamento anual de cerca de R$ 2,5 bilhões. “É uma área de fundamental importância, pois as tecnologias de informação e comunicação, em particular o software, são um dos principais insumos de competitividade empresarial da atualidade”, informa o secretário. “São as TICs a principal ferramenta de democratização do conhecimento, da formação e da transparência governamental.”

Obras

Inicialmente, o TecnoCentro Curitiba terá 3 mil metros quadrados. A sede já está surgindo com os serviços de reformas do antigo depósito de medicamentos da Secretaria da Saúde, localizado na avenida Lotário Meisser, 102, no Jardim Botânico. Quando concluído, também ajudará na formação de recursos humanos especializados, na criação de empresas e postos de trabalho qualificados, e na melhoria da produtividade das economias regionais do Paraná.

Voltar ao topo