Centrais sindicais protestam em SP contra juros altos

Centrais sindicais protestam, na manhã desta terça-feira, 3, em frente ao Prédio do Banco Central, na Avenida Paulista, contra os juros altos. Com faixas e bandeiras, a manifestação é comandada pela Força Sindical e conta também com sindicalistas da UGT, CGTB e Nova Central. A concentração, no entanto, é modesta.

“Estamos aqui para mandar um recado singelo contra essa política de aumentar juros. Isso (o aumento de juros) é contra a produção e a indústria, que tem sido a mais prejudicada esse ano, e acaba prejudicando o emprego”, afirmou ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, João Carlos Gonçalves, secretário-geral da Força Sindical.

Ele explica que o ato foi realizado no dia em que começa a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que segue até a quarta-feira, 3, quando o BC anuncia a decisão do Copo. Atualmente está em 11,25% ao ano. A previsão majoritária de agentes de mercado é de um aumento de 0,50 ponto porcentual na taxa, para 11,75% ao ano.

Com faixas como “Superávit e juros não, o dinheiro é do emprego, da saúde e da educação”, cerca de 150 sindicalistas participam da manifestação, segundo estimativa da Força Sindical. A Polícia Militar, contudo, estima que menos de 50 pessoas estão presentes, no protesto considerado “pacífico”.

Voltar ao topo