Centrais sindicais protestam em SP contra juros altos

Centrais sindicais protestam, na manhã desta terça-feira, 3, em frente ao Prédio do Banco Central, na Avenida Paulista, contra os juros altos. Com faixas e bandeiras, a manifestação é comandada pela Força Sindical e conta também com sindicalistas da UGT, CGTB e Nova Central. A concentração, no entanto, é modesta.

“Estamos aqui para mandar um recado singelo contra essa política de aumentar juros. Isso (o aumento de juros) é contra a produção e a indústria, que tem sido a mais prejudicada esse ano, e acaba prejudicando o emprego”, afirmou ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, João Carlos Gonçalves, secretário-geral da Força Sindical.

Ele explica que o ato foi realizado no dia em que começa a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que segue até a quarta-feira, 3, quando o BC anuncia a decisão do Copo. Atualmente está em 11,25% ao ano. A previsão majoritária de agentes de mercado é de um aumento de 0,50 ponto porcentual na taxa, para 11,75% ao ano.

Com faixas como “Superávit e juros não, o dinheiro é do emprego, da saúde e da educação”, cerca de 150 sindicalistas participam da manifestação, segundo estimativa da Força Sindical. A Polícia Militar, contudo, estima que menos de 50 pessoas estão presentes, no protesto considerado “pacífico”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.