As centrais sindicais vão se reunir nesta terça-feira, 19, em Brasília, com os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para discutir as mudanças nas regras de concessão dos benefícios trabalhistas. A informação é do presidente da Força Sindical, Miguel Torres, que participou na manhã desta segunda-feira, 09, de encontro com o ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT), na sede da entidade.

continua após a publicidade

Segundo Torres, a primeira reunião será com Renan Calheiros, às 15h30. Meia hora depois, eles devem se reunir com Cunha. Ligado ao presidente do Solidariedade e ex-presidente da Força, Paulinho da Força, Miguel afirmou que, no encontro, também deverá pedir aos parlamentares a derrubada do veto da presidente Dilma Rousseff à correção da tabela do Imposto de Renda em 6,5%.

Tripartite

A decisão de incluir o Congresso Nacional no debate sobre as mudança nas regras trabalhistas foi das próprias centrais, no último encontro de negociação com o governo, na semana passada. Isso porque deputados e senadores vão analisar em breve as duas Medidas Provisórias (MPs) que tratam das mudanças, enviadas pelo governo em dezembro do ano passado.

continua após a publicidade

Torres lembrou que, além do Congresso, as centrais já recorreram à Justiça para tentar revogar as medidas. De acordo ele, uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) foi impetrada no Supremo Tribunal Federal (STF) em 30 de janeiro e aguarda parecer do relator, ministro Luís Fux.