Cefet/PR vai ter incubadora tecnológica

Como parte das comemorações dos cinco anos de existência do Programa Jovem Empreendedor (Proem) e do hotel tecnológico em Curitiba, o Cefet-PR vai lançar a pedra fundamental da Incubadora de Inovações Tecnológicas, a primeira da instituição, no dia 9 de dezembro. Na ocasião, o professor doutor Luiz Afonso Bermúdez, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas (Anprotec) ministrará uma palestra, no Miniauditório, às 19h (Rua 7 de Setembro, 3.165 – Rebouças). Enquanto isso, os “hóspedes” do hotel tecnológico estarão expondo seus trabalhos na 3.ª Feira e Negócios, que vai até o dia 11 de dezembro. Com previsão para inaugurar em 2003, a incubadora terá capacidade para abrigar dez empresas, que apresentem serviços ou produtos nas áreas de atuação da instituição, como informática, design, meio ambiente, eletrônica, entre outros. Enquanto o hotel tecnológico “hospeda” projetos de iniciativas de estudantes e egressos, a incubadora será aberta a interessados em geral que queiram desenvolver projetos de produtos e serviços em sua empresa. Cada uma delas terá direito a um espaço de cerca de 20 metros quadrados -sendo quatro no Bloco Q e seis em áreas setorizadas de departamentos.

Segundo o coordenador da incubadora, Silvestre Labiak Jr., os empresários poderão usufruir da estrutura do Cefet-PR, como laboratórios e biblioteca, mas terão alguns custos para o uso do espaço. “Para entrar na incubadora, será preciso apresentar projetos inovadores nas áreas de pesquisa da instituição e com aceitação no mercado”, adianta Labiak Jr.

Durante o lançamento, o Proem e o hotel tecnológico de Curitiba, sob a coordenação de Rosana Mayer, comemorarão cinco anos de atividades, com a apresentação, também, de um vídeo institucional. A fita mostrará atividades do Programa e a história da trajetória de “hóspedes” atuais e que passaram pelo hotel desde sua criação, em 1997. Hoje, estão hospedados nove projetos de empresas nas áreas de Informática, Eletrônica, Design e Educação Ambiental. A Lax Projetos Eletrônicos, a Idéias.ual e a Zeit Comércio e Montagem de Equipamentos Eletrônicos já se graduaram e estão atuando no mercado.

Feira de inovações

Paralelamente ao evento, estudantes e egressos que desenvolvem projetos de empresas no hotel tecnológico vão expor produtos e serviços na 3ª Feira e Negócios, no pátio central da instituição. Das 13h30 às 21h30, será possível conferir inovações apresentadas pelos “hóspedes” do hotel, como um site de filmes interativos sobre “sustentabilidade ecológica”, baseada em publicação realizada este ano para o parlamento alemão.

O site (www.brasiloikos.org) inaugura oficialmente o início dos trabalhos da ONG Brasil Oikos no país, apresentando teses inovadoras e leituras atuais da realidade brasileira. “Estamos buscando o apoio dos empresários no desenvolvimento desta nova mídia, em contrapartida, temos uma série de mecanismos de cooperação, entre eles workshops e uma produtora de mídia e tecnologia”, afirma Marcos Alfredo Bohler, coordenador da área de tecnologia da Brasil Oikos.

Voltar ao topo