CEF retomará financiamento a construtoras

A Caixa Econômica Federal vai retomar o financiamento direto para as construtoras. Esse tipo de crédito não era operado desde meados da década de 90. Desde então, a Caixa só financiava o mutuário final. A nova linha de apoio à produção começará a atender as construtoras a partir de outubro.

A expectativa é que esses recursos sejam suficientes para financiar a construção de 8.000 unidades habitacionais em 2004. A nova linha permitirá o financiamento ao construtor de até 100% do custo da obra.

Segundo o presidente da Caixa, Jorge Mattoso, a nova linha terá ainda neste ano um orçamento de R$ 360 milhões – do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) – para financiar as construtoras.

Para ter direito a esse crédito, o construtor terá de vender, pelo menos, 30% das unidades do empreendimento.

O prazo de pagamento para as construtoras será de 60 meses, com carência de 24 meses e amortização em até 36 meses. Os juros serão de 10,16% ao ano.

O vice-presidente do Secovi-SP (sindicato da habitação), Basílio Jafet, disse que a nova linha de crédito representa uma inovação para o mercado construtor.

“Até agora, nenhuma linha do mercado chegava a financiar até 100% da obra. Pelo modelo proposta, a construtora tem certeza que terá fluxo de caixa para pagar seu financiamento e a Caixa sabe que receberá o que emprestou.”

Voltar ao topo