CCEE espera alta de afluências em outubro

Com o início do período úmido e o aumento da precipitação, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) espera uma alta da Energia Natural Afluente (ENA) em outubro para quase todos os mercados.

A projeção da ENA – que representa o resultado da conversão de vazão das águas em energia gerada pelas usinas hidrelétricas – previa afluências equivalentes a 89% da Média de Longo Termo (MLT) no Sudeste e a 129% no Sul. Em setembro, as ENAs realizadas foram de 77% da MLT para o Sudeste e 92% para o Sul. No Norte, foi estimada para outubro uma ENA de 83% da MLT. No mês passado, o resultado ficou em 78%. O Nordeste é a única região onde é esperado recuo (53%) da MLT realizada em setembro para uma previsão de 46% neste mês.

O aumento das afluências levou a um recuo do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), usado para calcular o valor da energia elétrica no mercado de curto prazo. O PLD registrou queda de 10% na primeira semana de outubro frente a última semana de setembro, de R$ 745,91/MWh para R$ 671,68/MWh em todos os mercados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.