Catálogo da Fiep reúne indústrias, fornecedores e serviços

Lançada ontem, em Curitiba, a edição 2003 do Catálogo Industrial do Paraná, produzido em parceria entre a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e a Editora Brasileira de Guias Especiais (EBGE). A quinta edição do guia, apresentado em versão impressa e eletrônica (CD-ROM), traz dados de 5.099 indústrias do Estado. Representa 17% do volume total cadastrado (29.788) na Secretaria Estadual de Indústria e Comércio, mas responsável por 84% (330.128) dos 394.641 empregos do setor. O cadastro reúne 51% (893) das indústrias exportadoras do Paraná e 31% (680) das importadoras. Além das indústrias, o cadastro inclui fornecedores e prestadores de serviços.

Segundo o superintendente da Fiep, Daniel Russi Filho, o catálogo tem como objetivos “aproximar as indústrias dos fornecedores e prestadores de serviços, oferecendo a estes, e ao mercado como um todo, instrumento capaz de aproximar e realizar negócios, visando o crescimento dos mais diversos setores da economia paranaense, bem como a manutenção e geração de novos postos de trabalho”. “Do estrondoso superávit de US$ 11 bilhões, a Região Sul é responsável por 64% e o Paraná, sozinho, por 20% desse total”, destacou o coordenador do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep, Osvaldo Pimentel. “Essa ferramenta com certeza vai aumentar o superávit do Estado”, ressaltou.

A tiragem inicial é de 10 mil exemplares, mas a editora estima que esse número chegue a 25 mil no decorrer de 2003, conforme a necessidade de reposição. O catálogo será distribuído para entidades de classe e consulados no Brasil. No exterior, será encaminhado às embaixadas brasileiras. As empresas interessadas poderão adquirir o catálogo no CIN por R$ 65 (edição impressa mais o CD-ROM, com informações em português, inglês e espanhol). Além de permitir a consulta a partir de várias variáveis, o CD-ROM possibilita a impressão de etiquetas de mala direta, bem como relatórios segmentados por setor de atividade, município, número de funcionários e produtos ou serviços.

Voltar ao topo