Cartão no lugar da carteira de trabalho

Brasília – O governo Lula já colocou em estudo a substituição de todas as carteiras de trabalho do País pelo cartão do trabalhador. Os projetos-pilotos devem começar no ano que vem. Segundo o ministro do Trabalho, Jaques Wagner, a intenção é que a migração da carteira de trabalho para o cartão esteja concluída até o final do governo Lula. “Desejamos que o cartão do trabalhador tenha o mesmo símbolo que a carteira de trabalho há 60 anos atrás”, disse Wagner.

Ele explicou que a mudança não é simples. Afinal são quase 50 milhões de carteiras de trabalho emitidas e 22 milhões de trabalhadores de posse do documento. O ministro explicou que o novo documento, dotado de uma nova tecnologia, será mais compatível com o momento que vivemos hoje. “A carteira de trabalho ainda é manual e, muitas vezes, objeto de falsificação” argumentou Wagner. Ele disse que o governo pretende colocar no cartão toda a informação sobre a vida laboral do trabalhador.

O ministro informou que, por enquanto, o estudo está sob a coordenação do núcleo de informática do Ministério do Trabalho. A negociação do novo documento envolve ainda a Previdência Social. Só depois de o governo ter definido a formatação do cartão e as informações que ele conterá é que será aberta licitação pública para a confecção do documento. A partir daí, virão os projetos-pilotos e depois o início da substituição de um documento por outro.

As explicações do ministro do Trabalho sobre o novo documento do trabalhador foram feitas durante a instalação da Comissão Nacional de Direito e Relações do Trabalho. Trata-se de uma reedição ampliada da Comissão de Notáveis, de assessoramento do ministro do Trabalho.

Voltar ao topo