Capital quer atrair novos investimentos em Turismo

Curitiba se prepara para ampliar a sua atuação no mercado turístico. A preocupação vem do fato de o setor já ser considerado a indústria mais lucrativa e politicamente correta do mundo. E para transformar a cidade em um destino competitivo, aconteceu na último terça-feira (03) o Curitiba Turismo.

Entre os assuntos de destaque está a formação de um “cluster” turístico na capital paranaense. Esse novo termo é por definição uma concentração geográfica de empresas e instituições relacionadas de um determinado negócio que unem forças para fortalecer a região. No caso do turismo em Curitiba o setor trabalhado será a cidade como um todo, já que o turismo permeia as diversas partes da economia.

“O turismo favorece toda a economia. Se a região é bem visitada o hotel vai estar ocupado, a padaria vai vender mais pão para o hotel, o comércio vai vender mais para o turista e todos são beneficiados”, explicou Mário Petrochi de Oliveira, consultor e palestrante na área de turismo e planejamento, ex secretário do Estado do Turismo do Espírito Santo e um dos palestrantes.

Giovanni Foragi, que desenvolve diagnósticos e propostas estratégicas para o “cluster” turístico da Bahia, consultor de grandes empresas e palestrante do evento, defende que a cidade precisa conhecer seus pontos fortes para que todos possam trabalhar esse objetivo comum em conjunto e assim o cluster criará um destino turístico mais forte. No caso de Curitiba o turismo cidade, onde o principal atrativo é o próprio conjunto urbano, todos querem conhecer a “Cidade Sorriso” ou “capital Ecológica” e é justamente essa oportunidade que o município deve priorizar, enfatiza Petrochi.

Tanto o turismo é uma receita de sucesso que casos como o da Nova Zelândia e do Havaí o cluster criou uma resposta praticamente imediata que foi medida pelo aumento da receita turística das cidades. No caso de Curitiba é preciso valorizar mais essa fatia de mercado que vem sendo pouco aproveitada. Hoje o PIB turístico do município está em 5% mas os planos da Prefeitura é que esse percentual chegue aos 7% até 2004. “O que passaria a ser um número expressivo se levarmos em conta o PIB mundial que gira em torno dos 10% a 11% ao ano”, disse Foragi.

Procurando criar uma infra-estrutura apropriada para receber os turistas, 10 novos apart hotéis estão em construção e outros 12 hotéis estão com a inauguração prevista para 2003 e 2004 . Projetos como o Linhão do Turismo também vão agregar valor aos pontos que ainda podem receber investimentos.

“Os resultados desse tipo de investimento não são automáticos mas sim gradativos e efetivos, gerando mais empregos, mais renda para o município, valorização da cidade e desenvolvimento turístico da região”, afirma o diretor de Turismo da CIC, Antonio Azevedo.

Voltar ao topo