Capital faz congresso para atrair organizadores

A realização, de 30 de março a 2 de abril, em Curitiba, da 20.ª edição do Congresso Latino Americano de Organizadores de Congressos y Afines (Cocal), será uma excelente oportunidade para “vender” Curitiba como a capital brasileira de eventos. Os organizadores do congresso esperam atrair para a capital paranaense pelo menos 10% dos eventos previstos para serem realizados todos os anos no País. O objetivo foi revelado ontem, pela presidente do Centro de Convenções de Curitiba e da Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras, Margareth Pizzato.

O Congresso latino-americano é realizado há 23 anos e conta com o apoio de diversas entidades governamentais e não-governamentais. Seu objetivo é fazer com que os organizadores e promotores de eventos estrangeiros e de outros estados brasileiros conheçam a infra-estrutura que a capital paranaense possui para abrigar eventos de grande porte, isto é, para até 1.500 pessoas.

“Curitiba tem muitos atrativos e grande profissionalismo na área de eventos. Contamos com muitos teatros, logo teremos dois novos centros de convenções (no Shopping Estação e no Expotrade, em Pinhais) e temos à disposição restaurantes capazes de receber até 3 mil pessoas”, explica Margareth.

Ao todo, acredita-se que a realização de eventos movimente 63 setores da economia de uma cidade. Em média, um turista de eventos costuma deixar cerca de R$ 300,00 por dia no lugar que visita. “Atualmente, no Brasil, a cadeia de eventos movimenta R$ 37 bilhões ao ano. Se conseguirmos que os promotores e realizadores tragam seus eventos para Curitiba, a cidade só irá ganhar com isso, sendo que muitos empregos diretos e indiretos serão gerados”, acredita Margareth. Os participantes do Cocal irão ficar quatro dias em Curitiba e depois conhecer as cidades de Morretes e Foz do Iguaçu, além do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa. Nestes quatro dias, deve ser realizada uma série de palestras e eventos paralelos, entre eles, reuniões internas do Cocal.

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