Caos aéreo e competição derrubam lucros de TAM e Gol

O caos aéreo, somado a um ambiente de grande competição entre as companhias, tirou mais de R$ 400 milhões de lucro das líderes TAM e Gol. Depois da lucratividade astronômica registrada em 2006 – juntas, elas lucraram R$ 1,3 bilhão, segundo as normas contábeis americanas -, para 2007, apesar do aumento da receita, a expectativa de analistas é de um lucro de R$ 857 milhões. Pelas projeções do Deutsche Bank, a Gol deve lucrar R$ 276 milhões e a TAM, R$ 581 milhões.

"O ano de 2008 vai ser um pouco melhor, mas não vai recuperar os níveis de 2006 pois ainda há muitos gargalos de infra-estrutura? avalia o analista de aviação do Deutsche Bank, Bernardo Carneiro, que prevê lucros de R$ 594 milhões para a Gol e de R$ 685 milhões para a TAM este ano. "As operações hoje são menos eficientes, as companhias estão consumindo mais combustível, gastando mais com pessoal extra em terra e nos aeroportos".

Além dos custos maiores com o caos aéreo, as companhias ainda trouxeram muitos aviões por causa da briga no mercado doméstico – e o crescimento do número de passageiros transportados não acompanhou o aumento da oferta. Em 2008, porém, o grande foco da disputa entre os dois grupos é o mercado internacional – e quem deve sair ganhando é o passageiro. ?Vai haver um grande esforço das duas para atrair passageiros que foram para as companhias estrangeiras, e isso vai resultar em tarifas mais baixas?, afirma Sampaio.

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