Canadá e Coreia planejam sediar encontros do G-20

Os líderes do Canadá e da Coreia do Sul disseram hoje que seus países vão sediar os encontros do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) em 2010, uma vez que o grupo se tornará o principal fórum de coordenação de políticas econômicas globais, substituindo o G-8. “A cúpula do G-20, senhoras e senhores, tornou-se agora o fórum principal para discutir a cooperação econômica internacional”, disse o presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, a repórteres, em entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper.

Os dois países “continuarão os esforços em comum para superar esta crise global e também buscar – por meio da discussão da gestão pós-crise e de outras questões cruciais – um crescimento sustentado e equilibrado para a economia global”, afirmou Lee. Harper disse que os líderes do G-20 vão endossar esse movimento no comunicado oficial, a ser divulgado hoje.

O Canadá será o local do próximo encontro do G-20 em junho e Harper convidou Lee para sediá-lo em conjunto. O Canadá também vai seguir adiante com os planos de sediar um encontro do G-8 no final de junho, e os eventos devem acontecer em Muskoka, afirmou um funcionário sênior do governo. A Coreia do Sul vai sediar o encontro do G-20 em novembro, em Seul. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo