Campo e indústria puxam o consumo de energia

O mercado consumidor de energia elétrica no Paraná cresceu 0,8% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2001. O setor industrial foi o grande destaque, com crescimento de 4%. O setor rural apresentou crescimento de 3,5% no consumo nos primeiros seis meses do ano.

De janeiro a junho últimos foram comercializados 8,675 milhões de MWh (megawatts-hora), contra 8,610 milhões dos primeiros seis meses do ano passado, segundo dados divulgados pela Copel nesta quarta-feira (16). Neste período houve queda de demanda no comércio (de 0,5%) e na área residencial (de 3,3%).

Junho

Especificamente em junho, o mercado paranaense consumiu 1,449 milhões de MWh, com crescimento de 6% em relação aos 1,367 consumidos no mesmo mês de 2001. Na comparação específica de junho de 2002 com junho de 2001 todos os segmentos do consumo apresentam números positivos e bem expressivos. O desempenho do setor industrial foi ainda mais notável, chegando a um crescimento de 8,6%. O comércio teve incremento de 5,4%, nas residências o acréscimo foi de 3,5% e na área rural houve incremento de 8,1%.

Segundo a Copel, o desempenho do mercado, principalmente o verificado em junho, revela uma tendência de retomada dos níveis de consumo anteriores ao racionamento. “Tudo leva a crer que o consumidor paranaense está começando a retomar seus hábitos de consumo”, avalia o diretor comercial da Copel Distribuição, Francisco Meyer.

O racionamento durou nove meses, de junho de 2001 a fevereiro de 2002. Embora não tenha sido atingido de forma direta pelas medidas compulsórias de redução dos gastos de energia, o mercado paranaense também se retraiu, refletindo os apelos das autoridades para uma racionalização espontânea do uso de energia.

“Esse apelo foi prontamente atendido pelos paranaenses. O que parece acontecer agora é a progressiva retomada aos níveis usuais de consumo, já que a situação do sistema de energia elétrica no país deixou de ser crítica”, diz Francisco Meyer.

Segundo o diretor, a Copel tem total condição de garantir pleno atendimento ao seu mercado consumidor. “Não existe qualquer tipo de impedimento ou de restrição, seja de ordem técnica ou operacional, para que os paranaenses deixem de desfrutar, sem desperdício, do conforto e dos benefícios proporcionados pela energia elétrica”.

Ligações

A Copel encerrou o mês de junho totalizando 2.972.028 ligações atendidas diretamente em todo o Estado, com uma expansão de 2,8% na sua base de clientes em comparação a 30 de junho de 2001.

Indústrias

O crescimento de 4% que o setor industrial apresentou no balanço do semestre foi puxado, principalmente, pela construção civil (aumento de 29,3% no período). Refino de petróleo vem em segundo lugar (com 10%). A indústria de transformação como um todo cresceu 3,5% e, dentro deste item os que apresentaram melhores desempenhos foram o setor de produtos alimentares (3,2%) e madeira (3%).

No balanço específico do mês de julho, os setores que mais contribuíram para o crescimento do setor industrial foram química (que registrou incremento de 15,9%), papel, papelão e celulose (15,8%) e material de transportes (13,5%).

Voltar ao topo