Cameron fala com Merkel e Rutte a UE

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, conversou no fim de semana com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e com o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, sobre suas visões da União Europeia, segundo afirmou nesta segunda-feira seu porta-voz. Cameron fará um discurso este mês abordando a possível saída do Reino Unido da UE.

“Cameron deu a eles detalhes sobre o que pensa da União Europeia”, disse o porta-voz, acrescentando que o premiê também planeja falar com outros líderes europeus esta semana. “As ligações foram amigáveis e construtivas.”

O porta-voz se negou a comentar o conteúdo ou a data do aguardado discurso de Cameron sobre o relacionamento do Reino Unido com a UE, que, segundo jornais, será feito no início da semana que vem, possivelmente na Holanda.

O desejo do governo britânico de revisar seu relacionamento com a UE, juntamente com os pedidos de parlamentares do Partido Conservador por um referendo sobre a permanência do país no bloco, levantaram preocupações de autoridades e executivos europeus.

Nesta segunda-feira, Cameron disse que o melhor para o Reino Unido é permanecer na UE, mas que mudanças são necessárias para melhorar o relacionamento. Em um programa de televisão, o premiê afirmou que fazer parte do bloco é importante para um país comercial. “Acredito que estamos em melhor condição dentro da União Europeia porque somos um país comercial, mas não estou feliz. Os britânicos não estão felizes com o estado atual do relacionamento”, disse. As informações são da Dow Jones.