O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), autorizou nesta quinta-feira, 14, a instalação de duas CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito). Uma para investigar supostos atos ilícitos no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e outra para investigar as causas do rompimento da barragem de mineração da mineradora Vale, em Brumadinho, Minas Gerais.

continua após a publicidade

Os dois atos de criação das comissões, assinados pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foram lidos em plenário no fim da manhã desta quarta-feira pelo deputado Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF), que presidia a sessão.

continua após a publicidade

A investigação sobre o BNDES abarcará os supostos atos ilícitos ocorridos entre os anos de 2003 e 2015, relacionados à internacionalização de empresas brasileiras.

continua após a publicidade

Autor da proposta para a criação da CPI do BNDES, o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) afirmou que uma nova comissão sobre o banco é necessária porque delações recentes da operação Lava Jato evidenciaram casos ainda não investigados.

Agora, os líderes partidários farão a indicação dos membros das comissões para a suas instalações e início dos trabalhos, que devem acontecer a partir da próxima semana.