Calote é o maior da história

A inadimplência com cheques bateu novo recorde em março. Segundo a Serasa, foram devolvidos no mês passado 17,2 cheques a cada lote de mil compensados.

Esse é o índice mais alto do ano e o maior para os meses de março da série histórica da Serasa, iniciada em 1991.

Em março foram compensados em todo o País 189,25 milhões de cheques. Destes, 3,25 milhões foram devolvidos por falta de fundos.

As devoluções de cheques aumentaram 7,5% em relação a fevereiro último e cresceram 3% na comparação com igual mês do ano passado. No segundo mês do ano, a média de devoluções havia sido de 16 a cada mil e em março de 2003, de 16,7.

A Serasa destaca, porém, que o mês passado teve maior número de dias úteis em relação a março de 2003, quando ocorreu o Carnaval.

Pior trimestre

No acumulado de janeiro a março, a cada mil cheques 16,3 foram devolvidos, maior marca para um primeiro trimestre desde o início da pesquisa da Serasa. O resultado do período é ainda 7,9% superior ao de igual trimestre de 2003.

Dois fatores tiveram forte contribuição com a inadimplência no cheque, no mês e no trimestre. Um deles foi o aumento das vendas no Natal de 2003 em relação ao ano anterior, com o alongamento dos prazos de aceitação de cheques pré-datados.

Isso, segundo a Serasa, deve manter a inadimplência com cheques elevada no primeiro semestre. Outro fator é a permanência da conjuntura desfavorável para o consumidor, com juros elevados, desemprego e renda comprimida, além da criação de novos impostos e taxas.

A Serasa considera, porém, que os sinais de recuperação da atividade econômica no final do primeiro trimestre, ainda que localizados, podem aliviar o desemprego no próximos meses, o que deverá aproximar a inadimplência com cheques de 2004 aos patamares de 2003.

Voltar ao topo