Boato da internet

Alerta: calendário de saque do FGTS inativo que circula pelo WhatsApp é falso

Os calendários de saques das contas inativas do FGTS que estão circulando pelo WhatsApp e redes sociais são falsos, segundo a Caixa Econômica, gestora do Fundo de Garantia.

O cronograma real ainda será divulgado pelo governo federal, talvez nesta semana ou até o final da próxima. Anteriormente, a promessa era de que o calendário seria publicado até esta quarta-feira (1.º).

Segundo um dos boatos que correm pela internet, o dinheiro das contas inativas até 31 de dezembro de 2015 poderá ser resgatado a partir desta quinta-feira (2). Mas a informação não procede, informa a Caixa. E quem for a uma agência tentando fazer o resgate perderá seu tempo.

Lotéricas e agências da Caixa estão distribuindo um panfleto que reforça que “ainda não foram definidos os cronogramas de atendimento para saque” do saldo das contas inativas. Para mais informações, a Caixa oferece o telefone do serviço Caixa Cidadão (0800-726-0207) ou de SAC (0800-726-0101).

O que se sabe até agora, segundo informações divulgadas semanas atrás pelo próprio governo, é que os saques poderão ser feitos por um primeiro grupo de trabalhadores a partir de 13 de março.

Ao longo dos meses seguintes, outros grupos seriam autorizados a resgatar o dinheiro, e até o fim de julho todos estariam liberados. O governo estuda fazer a divisão dos grupos conforme o mês de aniversário dos trabalhadores.