Caixa vai financiar carro para baixa renda

São Paulo

– População de baixa renda terá linha de financiamento para carros da CEF A Caixa Econômica Federal deve anunciar nos próximos dias uma nova modalidade de financiamento para a compra de automóveis pela população de baixa renda. A informação foi dada ontem pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, à Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Segundo Amaral, ainda esta semana haverá uma reunião entre dirigentes da CEF, da Anfavea e o secretário de Desenvolvimento, Reginaldo Arcuri, para discutir as condições da linha de financiamento.

Outro programa já apresentado ao governo que prevê o incremento das vendas é o “Carro Próprio”, do Sindicato Nacional dos Fabricantes de Autopeças (Sindipeças). Amaral não deixou claro se a nova modalidade da CEF seguirá as condições desse projeto.

O “Carro Próprio” contemplaria consumidores com renda entre cinco e dez salários mínimos, que ao adquirir Letras do Tesouro Nacional seriam beneficiados pela isenção de impostos federais (IPI, PIS e Cofins), que representam mais de 20% do valor do carro popular. O consumidor pagaria prestação média de R$ 179 durante 36 meses – levando-se em conta um carro de R$ 15 mil. Após esse período, ele poderia resgatar o título e receber um certificado com direito a adquirir o carro sem impostos. O valor restante – cerca de 50% – poderia ser financiado.

Voltar ao topo