Caixa vai corrigir recursos do FGTS

A corrida às agências da CAIXA para o saque da correção do Fundo de Garantia, relativo aos planos econômicos Verão e Collor I, é desnecessária e deve ser evitada. A orientação é do Superintendente Nacional do FGTS, Joaquim Lima. Segundo ele, o dinheiro está garantido por Lei e o valor continuará sendo corrigido.

Antes de ir a uma agência da CAIXA, o trabalhador deve buscar informações por meio do telefone 0800.550101 (para Grande SP – 4196.6601) ou na internet (www.fgts.caixa.gov.br), para não se deslocar desnecessariamente. A CAIXA tem recebido em média 300 mil ligações telefônicas por dia, por isso, o melhor horário para telefonar é depois das 18h.

Não é preciso correr para receber o pagamento, uma vez que o dinheiro poderá ser sacado a qualquer tempo, com correção pela TR dos seus recursos desde a data prevista para pagamento até a data efetiva do saque. O dinheiro da correção está garantido a todos os trabalhadores que tinham saldo do FGTS em fevereiro de 89 e abril de 90 e que fizeram a adesão.

Aqueles trabalhadores que assinaram o Termo de Adesão depois de maio estão com suas informações sendo processadas pela CAIXA, portanto é preciso aguardar, pois ainda não há pagamento disponível nas agências para estes casos, mesmo que o trabalhador já se encaixe no calendário de pagamentos.

TERMO AZUL – Os trabalhadores que tinham ação de Justiça, quando assinaram o Termo de Adesão na cor azul, estavam concordando em desistir desta ação. No próprio Termo de Adesão existe uma cláusula em que o trabalhador preenche o número da ação e da vara judicial – nesse mesmo parágrafo está escrito que ele consente que CAIXA faça, na justiça, a confirmação de sua desistência da ação. Assim, o jurídico da CAIXA encaminha cada termo para a homologação pelo juiz do tribunal onde tramita a ação.  Só após essa homologação é que o termo fica válido para fins de liberação do pagamento. Para estes trabalhadores, também está garantida a correção dos valores pela TR.

Desde o dia 26 de junho, quando a Caixa Econômica Federal começou a fazer o pagamento em dinheiro aos trabalhadores com direito ao saque de até R$ 1.000,00 dos créditos complementares do FGTS, já foram pagas até hoje 3.384.794 de contas, no valor total de R$ 349,7 milhões. O ritmo atual de pagamentos dos créditos complementares (quase 1.000 pagamentos por minuto) correspondente a dois anos de pagamentos normais do Fundo de Garantia.

A Caixa recebeu até agora 21,6 milhões de adesões, das quais 19,7 milhões foram feitas nos Correios.

Voltar ao topo