Caixa vai corrigir recursos do FGTS

A corrida às agências da CAIXA para o saque da correção do Fundo de Garantia, relativo aos planos econômicos Verão e Collor I, é desnecessária e deve ser evitada. A orientação é do Superintendente Nacional do FGTS, Joaquim Lima. Segundo ele, o dinheiro está garantido por Lei e o valor continuará sendo corrigido.

Antes de ir a uma agência da CAIXA, o trabalhador deve buscar informações por meio do telefone 0800.550101 (para Grande SP – 4196.6601) ou na internet (www.fgts.caixa.gov.br), para não se deslocar desnecessariamente. A CAIXA tem recebido em média 300 mil ligações telefônicas por dia, por isso, o melhor horário para telefonar é depois das 18h.

Não é preciso correr para receber o pagamento, uma vez que o dinheiro poderá ser sacado a qualquer tempo, com correção pela TR dos seus recursos desde a data prevista para pagamento até a data efetiva do saque. O dinheiro da correção está garantido a todos os trabalhadores que tinham saldo do FGTS em fevereiro de 89 e abril de 90 e que fizeram a adesão.

Aqueles trabalhadores que assinaram o Termo de Adesão depois de maio estão com suas informações sendo processadas pela CAIXA, portanto é preciso aguardar, pois ainda não há pagamento disponível nas agências para estes casos, mesmo que o trabalhador já se encaixe no calendário de pagamentos.

TERMO AZUL – Os trabalhadores que tinham ação de Justiça, quando assinaram o Termo de Adesão na cor azul, estavam concordando em desistir desta ação. No próprio Termo de Adesão existe uma cláusula em que o trabalhador preenche o número da ação e da vara judicial – nesse mesmo parágrafo está escrito que ele consente que CAIXA faça, na justiça, a confirmação de sua desistência da ação. Assim, o jurídico da CAIXA encaminha cada termo para a homologação pelo juiz do tribunal onde tramita a ação.  Só após essa homologação é que o termo fica válido para fins de liberação do pagamento. Para estes trabalhadores, também está garantida a correção dos valores pela TR.

Desde o dia 26 de junho, quando a Caixa Econômica Federal começou a fazer o pagamento em dinheiro aos trabalhadores com direito ao saque de até R$ 1.000,00 dos créditos complementares do FGTS, já foram pagas até hoje 3.384.794 de contas, no valor total de R$ 349,7 milhões. O ritmo atual de pagamentos dos créditos complementares (quase 1.000 pagamentos por minuto) correspondente a dois anos de pagamentos normais do Fundo de Garantia.

A Caixa recebeu até agora 21,6 milhões de adesões, das quais 19,7 milhões foram feitas nos Correios.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.