Caixa trabalha para reduzir filas do FGTS

Para tentar reduzir as enormes filas de trabalhadores e o tempo de espera para pagamento do complemento do FGTS, a Caixa Econômica Federal decidiu reforçar a triagem, colocando inclusive gerentes para atender o público. A medida foi adotada após o banco constatar que 30% das pessoas que aguardavam na fila não tinham direito ao recebimento, seja por não ter saldo na conta do FGTS na época dos Planos Verão e Collor I, por não ter saído do emprego, continuando a ter o dinheiro corrigido normalmente, ou por não ter preenchido o termo de adesão nos Correios.

Na quarta-feira, quando começou o segundo lote de restituições – para os nascidos em abril, maio e junho – mais 100 mil pessoas passaram a ter direito ao crédito no Paraná. Na agência Carlos Gomes, em Curitiba, a maior do Estado, o movimento dobrou em relação aos dias normais, chegando a 7 mil pessoas. Por causa da demora no atendimento, o Procon/PR notificou a Caixa em Curitiba.

Segundo a assessoria da Caixa no Paraná, ontem a situação estava mais tranqüila. O tempo médio para atendimento do FGTS era de 30 a 40 minutos nas maiores agências do Estado. A Caixa informou que estava preparada para um volume até maior de pagamentos, já que dos 40 milhões de trabalhadores com direito à correção do FGTS (um quarto da população brasileira), apenas 21 milhões já preencheram o termo de adesão -sendo 1,2 milhão no Paraná. Mas admitiu que a concentração da demanda em determinados horários é “humanamente impossível de ser atendida”.

Para dar conta do grande fluxo de trabalhadores com direito ao expurgo do FGTS, a Caixa ampliou o horário de atendimento em boa parte das agências – das 8 às 18h durante a semana e abrindo aos sábados no horário de funcionamento das agências – exclusivamente para atender esta procura. O horário de abertura das agências pode ser consultado no site da Caixa (www.caixa.gov.br) . Dos 130 funcionários da agência Carlos Gomes, 30 estão atendendo somente o FGTS.

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