Caixa lança novo plano de previdência para empresas

A Caixa Econômica Federal e a Caixa Vida & Previdência lançaram uma nova opção de plano de previdência para empresas, destinado para a aposentadoria de empregados isentos ou usuários da declaração simplificada do Imposto de Renda, o Previnest Empresarial VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

O VGBL é aconselhável para funcionários que não têm renda tributável, já que não é dedutível do Imposto de Renda, ainda que seja necessário o pagamento de IR sobre o ganho de capital. Esse tipo de previdência também é indicado para companhias que já investem em um plano PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), mas cujos empregados têm condições de economizar mais do que 12% da renda bruta anual – visando manter o padrão de vida conquistado mesmo depois da aposentadoria.

A companhia interessada em investir no Previnest Empresarial, na modalidade VGBL, deve contratar o plano apenas como facilitadora da comercialização (averbadora), sem participar do custeio do plano, que será pago pelo próprio funcionário. Já na modalidade PGBL, é possível optar pela contratação também como instituidora – arcando total ou parcialmente com o custo do plano.

Entre as características do Previnest Empresarial está o retorno integral, para o funcionário, da rentabilidade do fundo constituído para o plano de previdência que será administrado pela Caixa.

Voltar ao topo