Negócios

Caixa faz feirão em Curitiba para vender casa própria

No embalo de um mercado aquecido devido principalmente a programas de habitação lançados recentemente pelo governo federal, a Caixa Econônica Federal (CEF) abre amanhã, em Curitiba, o seu Feirão da Casa Própria.

A expectativa do banco é de receber um público de mais de 40 mil pessoas – 5 mil a mais do que no ano passado – e movimentar aproximadamente R$ 100 milhões em negócios. O evento, que acontece também em outras cidades do País, deve expor cerca de 11 mil imóveis usados, novos e na planta.

“Estamos muito otimistas”, diz o superintendente regional da Caixa em Curitiba, Celso Matos. “Temos fatos novos este ano e, a cada feira, temos batido recordes de público e de volumes de negócios.”

Entre os fatos novos a que Matos se refere, está o programa Minha Casa, Minha Vida, lançado em abril pelo governo federal, que contempla famílias cuja renda vai até dez salários mínimos.

Outra vantagem do evento, para Matos, é a reunião, em um só local, de vários agentes da cadeia da habitação. “Estarão presentes desde construtoras, incorporadoras e corretores, até cartórios”, lembra o superintendente.

Serão, de fato, cerca de 60 construtoras e 100 imobiliárias na feira, ofertando aproximadamente 4 mil imóveis novos e 7 mil usados. O próprio banco estará vendendo 89 imóveis adjudicados.

Segundo a Caixa, os financiamentos – garantidos para os imóveis da feira – podem chegar a até 100% do valor de avaliação do bem, dependendo da capacidade de pagamento do interessado, da linha de financiamento utilizada e do prazo contratado. Os prazos de pagamento são de até 30 anos, e as taxas de juros estão entre 4,5% e 11,4% ao ano (mais TR). As prestações diminuem anualmente.

O banco lembra que um simulador, disponível no endereço www.caixa.gov.br, permite o cálculo das possibilidades de financiamento. De acordo com a Caixa, das mais de 73 milhões de simulações realizadas na ferramenta desde que ela foi criada, em julho do ano passado, 17,3 milhões aconteceram a partir de abril deste ano. O banco também disponibilizará computadores e orientadores aos visitantes que quiserem fazer simulações durante o evento.

Para conseguir a aprovação do crédito no evento, os interessados deverão levar documentos como carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e os três últimos comprovantes de renda.

Caso a fonte de renda seja informal, a Caixa avisa que serão pedidos extratos bancários e fatura dos três últimos meses do cartão de crédito. Técnicos da Caixa estarão no local para analisar e liberar os financiamentos.

Serviço

O evento vai até domingo (17), no Marumby Expo Center (Avenida Wenceslau Braz, 1046, Vila Guaíra), e estará aberto das 10h às 21h, na sexta-feira e no sábado, e das 10h às 18h, no domingo.

Voltar ao topo