Liberou antes

Caixa antecipa pagamento do 3º lote do auxílio emergencial para próxima semana

Foto: Marcelo Elias / Gazeta do Povo / arquivo.

A Caixa Econômica Federal antecipou o calendário de saque em dinheiro aos beneficiários do terceiro lote do auxílio emergencial, que foram aprovados no início do mês de junho. O pagamento seria liberado originalmente no dia 18 de julho. Quem nasceu entre julho e setembro poderá fazer o saque a partir da próxima segunda-feira (13). Já os nascidos entre outubro e dezembro poderão sacar a partir de terça-feira (14).

LEIA TAMBÉM Caixa explica problemas no aplicativo Caixa Tem

Os valores de R$ 600 e R$ 1.200 que já haviam sido depositados para esse público na conta poupança social digital da Caixa entre os dias 27 de junho e 4 de julho de forma escalonada, conforme a data de aniversário de quem recebe o benefício. Os valores serão transferidos automaticamente para a conta que o beneficiário indicou, seja ela poupança da Caixa ou conta em outro banco.

Cartão de débito virtual

O beneficiário não tem a obrigação de sacar o auxílio emergencial. A Caixa informou que é possível realizar transferências do dinheiro e pagamento de contas, como água, luz e telefone, pelo aplicativo Caixa Tem. O app também disponibiliza gratuitamente um cartão de débito virtual. Como ele, é possível comprar pela internet, por aplicativos e sites de estabelecimentos credenciados. O cartão também é aceito em várias lojas físicas.

Para utilizar o cartão virtual, é necessário gerá-lo pelo aplicativo. O primeiro passo é atualizar o Caixa Tem. Depois, é preciso entrar no app e acessar o ícone Cartão de Débito Virtual. Para ter acesso, o usuário deverá digitar a senha do Caixa Tem e em seguida clicar para gerar o código de segurança. O número do cartão, a validade e o código de segurança podem ser utilizados para compras. Para cada nova transação, é preciso gerar um novo código pelo aplicativo.

LEIA TAMBÉM – Clientes de Nubank e PicPay relatam sumiço de dinheiro e fintechs culpam a Caixa

QR Code

É possível também realizar compras online com pagamento digital por leitura de QR Code, que é gerado pelas maquininhas dos estabelecimentos e que pode ser facilmente escaneados pelo celular com câmera. É preciso selecionar a opção Pague na maquininha, no aplicativo, e automaticamente a câmera do celular é aberta para a leitura do código.