O governador eleito de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), defendeu nesta quarta-feira, 14, uma revisão temporária da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em entrevista no Fórum de Governadores, que contou com a presença do presidente eleito Jair Bolsonaro, Caiado disse que é preciso fazer uma nova renegociação da dívida dos Estados, ou com um alongamento dos prazos de pagamento ou uma ajuda do Tesouro Nacional.

continua após a publicidade

Ele defendeu mudanças nas regras do Tesouro Nacional para concessão de aval nos empréstimos contratados pelos Estados. Hoje um dos problemas para os Estados é que só aqueles que têm nota A e B conseguem tomar créditos nos bancos com garantia da União.

continua após a publicidade

Caiado reconheceu que o Estado de Goiás é um dos que têm uma das piores situações financeiras e alertou que a situação fiscal dos Estados é de “total inadimplência” e com risco de caminhar para uma situação de ingovernabilidade.

continua após a publicidade

Ele disse que é preciso encontrar uma solução urgente para a situação dos governadores que estão assumindo com as finanças em desequilíbrio.