Cai o volume de cheques devolvidos

O volume de cheques devolvidos por falta de fundos, em todo o País caiu 6,4% em agosto em relação a julho de 2004, segundo a Serasa. Foram devolvidos em agosto 14,6 cheques a cada mil compensados, contra 15,6 cheques sem fundos no mês anterior. Com isso, o volume de cheques devolvidos voltou ao patamar de junho, que apresentou a menor marca do ano.

O estudo da Serasa mostra que em agosto foram compensados 180,8 milhões de cheques, dos quais, 2,63 milhões foram devolvidos por falta de fundos.

Em julho, foram compensados 174,6 milhões de cheques e os devolvidos somaram 2,71 milhões, em todo o país. Houve uma queda na devolução de 2,9% na comparação entre os dois meses.

Nos oito primeiros meses de 2004, o volume de cheques sem fundos registrou queda de 1,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a agosto foram registrados 15,7 cheques por mil, contra 15,9, de janeiro no mesmo período de 2003.

O volume de cheques sem fundos a cada mil compensados nos oito primeiros meses do ano não cai desde 1999.

Para os técnicos da Serasa, a queda do número de cheques devolvidos é resultado de um conjunto de fatores positivos que mostram a retomada do nível de atividade econômica do País, como aumento da oferta de emprego e a melhoria da massa salarial.

Voltar ao topo