A pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quarta-feira (12) pela Confederação Nacional da Indústria, mostra uma queda na expectativa de alta da inflação para os próximas seis meses. De acordo com o levantamento, 49% dos entrevistados esperam alta da inflação nos próximos seis meses. Na pesquisa de setembro, o índice era de 52%. Para 15%, a inflação cairá nos próximos seis meses – um índice que permaneceu estável. Já para 31% – ante 28% registrados na pesquisa anterior -, a inflação não mudará nos próximos seis meses.

continua após a publicidade

A expectativa em relação ao desemprego no período melhorou. Para 46%, esse indicador vai aumentar, ante 52% na sondagem anterior, e para 28%, vai diminuir, ante 26% em setembro. E para 23% – ante 19% -, não haverá mudança.

Já em relação à renda, a expectativa de aumento ficou estável em 38%, enquanto a de redução de renda recuou de 16% para 14%. A renda pessoal não mudará nos próximos seis meses, na avaliação de 44% dos entrevistados, ante um índice de 42% verificado na pesquisa anterior. Em relação à renda geral, para 30% haverá aumento, ante 31% na sondagem anterior. Para 23%, haverá diminuição, ante 26% em setembro. E 43% dos entrevistados esperam que a renda geral não se altere nos próximos seis meses, enquanto na sondagem anterior o índice foi de 38%.

continua após a publicidade