Cai a estimativa da safra agrícola 2006 do País

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reduziu em 1,71% a estimativa para a safra agrícola de 2006. Na segunda avaliação do ano, divulgada ontem, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas foi estimada em 123,9 milhões de toneladas, enquanto a produção prevista para o ano em janeiro era de 126 milhões de toneladas.

Ainda assim, segundo o IBGE, a safra deste ano deverá ser 10,21% superior a de 2005, que foi de 112,4 milhões de toneladas.

De acordo com o instituto, a perda de cerca de 2 milhões de toneladas em relação a janeiro deve-se às culturas do milho, primeira safra, e da soja, especialmente nos estados da Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, prejudicadas pela estiagem nessas regiões.

Nesta segunda edição do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, 15 culturas apresentaram aumento na produção em relação à colheita de 2005. Os destaques são a batata inglesa segunda safra (5,03%), café em grão (19,38%), cana-de-açúcar (5,04%), milho em grão primeira safra (19,58%) e soja em grão (11,65%).

Em baixa aparecem as culturas de algodão herbáceo em caroço (-22,39%), arroz em casca (-14,53%) e amendoim em casca segunda safra (-13,78%).

A área plantada apresentou nesta segunda estimativa uma retração de 1,49% em relação a 2005, ficando em 47 milhões de hectares. A soja, com 22 milhões de área plantada, e o milho primeira safra, com 9,5 milhões de área plantada, são os produtos mais representativos cultivados neste ano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.