Cafeicultor vai receber alerta de geada pelo celular

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), a Tim Sul, Sercomtel Celular e Companhia de Informática do Paraná (Celepar) integraram suas tecnologias agrícola, de comunicação e de informação para auxiliar o agronegócio paranaense. A partir da semana que vem, os cafeicultores do Norte vão receber pelo telefone celular, através do sistema SMS (Short Message System), o serviço de Alerta Geada. O novo serviço é inédito no país.
O serviço permite ao produtor receber com antecedência em seu celular o aviso de previsão de geada, podendo adotar as medidas de proteção recomendas. O lançamento do serviço foi feito no Iapar em Londrina, nesta sexta-feira (05) pelo presidente do instituto, Florindo Dalberto; pelo diretor de Vendas Corporativas da Tim Sul, Sérgio Souza; pelo diretor técnico da Sercomtel Celular, Flávio Borsato, e pela assessora de planejamento da Celepar, Maria Alexandra Cunha.
O Alerta Geada pelo celular funcionará integrado ao “Serviço de Alerta Geada”, desenvolvido pelo Iapar e Sistema de Informação Meteorológica do Paraná (Simepar). O Iapar enviará o alerta para a Celepar, que remeterá a informação para a TIM e Sercomtel, que colocarão a mensagem nos aparelhos celulares de seus usuários. O novo serviço vai permitir que os cafeicultores recebam com antecedência de 24 horas a 48 horas.

Voltar ao topo