Cade aprova compra do Banco Votorantim pelo BB

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou hoje em sessão plenária, por unanimidade, a aquisição de 49,99% do capital votante e de 50% do capital social do Banco Votorantim pelo Banco do Brasil (BB). O conselheiro Olavo Chinaglia salientou, durante seu pronunciamento, que os bancos tendem a operar de forma cada vez mais diversificada no mercado e que a assimetria de informação é característica do setor.

Chinaglia argumentou, porém, que a forte concorrência entre as instituições financeiras aponta para um baixo impacto dessa operação no mercado. Pelos cálculos apresentados pelo conselheiro, a operação não terá impacto superior a 2% no mercado em razão dos montantes envolvidos. Além disso, Chinaglia ressaltou que o Banco Votorantim conta com apenas 19 agências. “Essas agências estão distribuídas em 17 cidades de médio e grande porte na região Centro-Sul do País, onde a concorrência bancária é claramente mais forte”, alegou, acrescentando que esse volume de agências representa “um acréscimo ínfimo ao Banco do Brasil”, que possui uma rede com mais de 1,3 mil agências.

Ele salientou ainda que a operação não representa interferências negativas à lei de concorrência, citando outros grandes conglomerados: Santander, HSBC, Itaú e Unibanco – estes últimos separadamente. “Voto pela aprovação da operação sem restrições”, disse, sendo acompanhado pelos demais cinco conselheiros.