Bush deve anunciar hoje corte em impostos

Para tentar reanimar a economia norte-americana e já pensando nas eleições presidenciais de 2004, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deve anunciar hoje um pacote cujo principal ponto é a eliminação dos impostos pagos por pessoas físicas quando do resgate dos dividendos de ações. O mercado também espera que sejam de fato implantadas as reduções nas taxas do imposto de renda acertadas dois anos atrás e que haja algum tipo de ajuda aos estados para que eles diminuam seus déficits orçamentários.

Segundo estimativas do governo, o pacote deve custar cerca de US$ 600 bilhões nos próximos dez anos. Esse valor é o dobro do que previam analistas.

A expectativa, destaque em grande parte dos principais jornais norte-americanos, é a maior responsável pelo otimismo dos investidores nesta segunda-feira e pelas altas registradas nas bolsas. O efeito esperado é que as pessoas sejam incentivadas a comprar ações e, se o pacote der certo, já em 2003 deve-se notar um aumento de 10%, em média, nos preços dos papéis.

Com o pacote, Bush também pretende estimular a criação de postos de trabalho, já que a taxa de desemprego do país em novembro foi de 6% da PEA (População Economicamente Ativa).

Além de revitalizar a economia do país, Bush espera que os resultados positivos fortaleçam sua candidatura à reeleição no pleito de 2004.

Voltar ao topo