Bundesbank prevê forte crescimento alemão no 2ºtrimestre

O Bundesbank acredita que o crescimento da Alemanha deve desacelerar no terceiro trimestre depois de uma forte expansão econômica no segundo trimestre, informou o banco central alemão em um boletim mensal nesta segunda-feira.

O BC da Alemanha disse que a avaliação de que a economia alemã expandiu fortemente no segundo trimestre, após um primeiro trimestre prejudicado pelo clima, “está confirmada”. O banco central disse que, apesar de alguns dados se mostrarem fracos em maio devido a efeitos de calendário, importantes contribuições para o crescimento devem ter vindo de indústria e construção.

O banco disse que os indicadores estão sinalizando para uma desaceleração do crescimento no terceiro trimestre, em linha com a tendência econômica subjacente. Os dados de encomendas para abril e maio não indicaram “nenhum ímpeto notável para a indústria.”

O banco disse, no entanto, que a recente pesquisa de sentimento do Instituto Ifo tinha uma visão mais confiante tanto em termos de expectativas de negócios de seis meses quanto expectativas de exportação.

Os dados oficiais sobre o crescimento alemão no segundo trimestre devem ser divulgados em agosto. A economia alemã cresceu apenas 0,1% em termos trimestrais nos primeiros três meses do ano.

A produção industrial alemã caiu 1,0% em maio em relação ao mês anterior. Isso ocorreu depois de três meses consecutivos de altas, disse o ministério da Economia no início deste mês. As exportações mensais também caíram em maio, segundo o escritório de estatísticas.

A maioria dos economistas estima que a economia alemã cresça este ano em torno de 0,5%. Fonte: Dow Jones Newswires.