BS Colway vai virar importadora de pneus novos

Depois de ter negado na Justiça o direito de importar pneus usados que serviam de matéria-prima para a remoldagem, a BS Colway irá focar suas atividades na revenda de pneus novos importados da China. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da BS Colway Pneus, Francisco Simeão, que admitiu que só neste ano deve importar 600 mil unidades. Em dezembro a empresa anunciou o fechamento da fábrica, que fica em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, e a demissão 700 funcionários. Agora, promete manter 340 trabalhadores e dar continuidade a parte dos projetos sociais da qual a BS era mantenedora.

Para isso, Simeão aguarda a liberação de 130 mil pneus usados, de um total de 250 mil, oriundos da União Européia, que estão desde outubro no Porto de Paranaguá. ?Esses 130 mil devem ser liberados pela Receita Federal, e o restante nós vamos devolver ou revender para outras empresas, que poderão usar a BS Colway para fazer a remoldagem com a marca deles?, disse.

A novidade será a mudança de foco da BS Colway, que passará a revender pneus novos. De acordo com Simeão, a empresa vinha importando os pneus da China desde dezembro de 2006, chegando a um volume de 250 mil unidades no ano passado. Em 2008 a previsão é importar 600 mil, que exigirão um investimento de R$ 60 milhões – para importar a mesma quantidade de pneus usados para a remoldagem o investimento era de R$ 6 milhões. Simeão garante que continuará brigando na  para reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que impede a BS Colway de importar pneus da União Européia.

Diante dessa nova perspectiva, Francisco Simeão anunciou que a BS Colway manterá as atividades do Grupo Escoteiro Guardião das Águas, que atende jovens de sete a 21 anos. Também manterá parte do Programa Bom Aluno, que é voltado para estudantes a partir da quinta série da rede pública de ensino. Porém o projeto Vila da Cidadania, uma espécie de mini-cidade onde alunos do ensino fundamental trabalham questões como cidadania e prática política, só retornará se tiver parceiros. Simeão disse que dois bancos privados demonstraram interesse em manter o projeto, mas as negociações ainda não estão fechadas. 

Voltar ao topo