BRDE inicia atuação no Mato Grosso do Sul

Desde a última quarta-feira, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) passou a atuar no Mato Grosso do Sul. A nova área de atuação do banco estatal de fomento ao desenvolvimento foi possível graças à resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN).

O documento, publicado em agosto, permite a assistência de bancos de desenvolvimento a programas e projetos em estado limítrofe a sua área de atuação.

Assim, além do Mato Grosso do Sul, o BRDE, que também no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, poderá oferecer linhas de créditos também no Estado de São Paulo – a maior economia do País.

A operacionalização do BRDE no estado vizinho foi formalizada com a assinatura de convênio, em Campo Grande (MS), com o governo do Estado e com a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul. Durante a formalização o banco procedeu a primeira operação de crédito, com o empréstimo de R$ 300 mil a um agricultor da região.

“É um reforço às políticas de desenvolvimento do governo sul-mato-grossense. O objetivo é contribuir para o crescimento da indústria e da agricultura do Estado”, afirma o vice-presidente e diretor de acompanhamento e recuperação de créditos do BRDE, José Moraes Neto.

O vice-presidente do banco conta que, quando passou a fazer parte do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), o Mato Grosso do Sul passou a requisitar a atuação do BRDE como um instrumento de desenvolvimento daquele estado.