BRDE e cooperativas têm encontro em Foz

Representantes de cooperativas agrícolas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão um encontro no próximo dia 13, em Foz do Iguaçu. Patrocinado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o I Seminário Cooperar BRDE tem como tema “As Cooperativas e os Desafios da Globalização” e vai reunir autoridades públicas e lideranças do cooperativismo brasileiro.

Um dos palestrantes será o economista John Wilkinson, doutor em economia agrícola e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que vai dissertar sobre “Tendências Mundiais nos Agronegócios”. Os governadores dos três Estados devem participar, bem como o presidente das Organizações de Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas.

Histórico

A preocupação e o apoio do BRDE ao cooperativismo são antigos no Paraná. O banco possui um vínculo histórico com o setor desde sua fundação, em 1961. Alguns anos mais tarde, os financiamentos do BRDE ajudaram na consolidação das cooperativas, cujo fortalecimento, no Paraná, está relacionado com a expansão da cultura da soja no início dos anos 70. Nas décadas seguintes, o banco continuou sendo um importante parceiro das cooperativas, fornecendo financiamento para projetos de expansão, verticalização e modernização.

Cooperativas

O setor do cooperativismo agropecuário é uma das principais áreas que impulsionam a economia paranaense. Responsáveis por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, as cooperativas movimentam sozinhas quase 50% do total de exportações nacionais no setor, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio.

Das 40 empresas paranaenses que mais exportaram nos 5 primeiros meses de 2004, cinco são cooperativas e todas contam com financiamentos do BRDE. Juntas, Coamo, Lar, C.Vale, Copacol e Coopavel movimentaram até agora um total de US$ 283,96 milhões em exportações.

Voltar ao topo