BRDE apóia atividades pesqueiras

A visita que o secretário especial de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, fez ao Paraná nesta sexta-feira (7) já propiciou algumas consultas ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) sobre a disponibilidade de financiamento às empresas pesqueiras e, em especial, à compra de equipamentos e de barcos para pesca.

Pedidos de informação à agência e consultas aos diretores a respeito de linhas de crédito já abertas levaram o banco a indicar um grupo técnico de trabalho para atender ao novo interesse num Estado que, mesmo com apenas 90 quilômetros de costa marítima, conta com criadouros naturais, baías, angras e estuários de grande potencial pesqueiro..

Referindo-se ao empenho revelado pelo governador Roberto Requião pelo desenvolvimento da pesca no Estado, o diretor de operações do BRDE, Ricardo Khury, disse que o apoio à atividade é e essencial já que alguns frutos do mar, como o camarão e mexilhões, estão em fase de esgotamento por falta de estímulo e controle.

O diretor disse ainda que, além do problema de conservação de espécies na costa marítima do Paraná e do manejo inadequado, o governador do Estado não considera equilibrado nem razoável que barcos e frotas de outras regiões venham ao Paraná abastecer-se da pesca predatória alegando, ainda, que são muito escassas as espécies encontradas.

“O governador não pretende impedir a pesca”, destaca Khury. “Apenas pede que os empresários tratem de renovar e modernizar sua frota para enfrentar a concorrência em áreas paranaenses”. O diretor do BRDE também faz uma reflexão sobre o estímulo à atividade pesqueira: “Não diz bem da nossa inteligência ter tanto mar e tão pouca pesca”.

Voltar ao topo