O Banco de Brasília (BRB) anunciou nesta noite de terça-feira, 29, o afastamento de dois membros de sua diretoria. Foram afastados os diretores Financeiro e de Relações com Investidores, Nilban de Melo Júnior, e de Serviços e Produtos, Aurélio Monteiro de Castro. A decisão é consequência da Operação Circus Maximus, deflagrada nesta terça pela Polícia Federal, que teve como alvo uma suposta organização criminosa no BRB.

continua após a publicidade

Para os cargos, foi nomeado interinamente Oswaldo Serrano de Oliveira, até que novos diretores sejam escolhidos pelo conselho de administração. O banco ressalta ainda que Vasco Cunha Gonçalves não está mais na presidência do BRB, cargo ocupado interinamente por Kátia do Carmo Peixoto Queiroz até a posse de Paulo Henrique Bezerra Rodrigues Costa, que foi eleito para o cargo.

continua após a publicidade

Segundo as investigações, um grupo criminoso no BRB, desde 2014, vem praticando, junto com empresários e agentes financeiros, crimes contra o sistema financeiro, corrupção, lavagem de dinheiro, gestão temerária, dentre outros.