Brasileiros aquecem o mercado de turismo no Uruguai

Montevidéu – Um aumento de 35,6% na ida de turistas brasileiros ao Uruguai impulsionou a retomada do crescimento do setor turístico do país platino, em baixa desde o início de 2005 após o fechamento das pontes internacionais de ligação com a Argentina.

Mais de 1,8 milhão visitantes ingressaram no Uruguai no ano passado, um crescimento de 2% com relação a 2006, o que gerou a entrada de US$800 milhões, disse o ministro do Turismo, Héctor Lescano.

"Pela primeira vez desde o grave corte das pontes, não apenas detivemos a queda geral do número de visitantes, como também começamos um crescimento muito importante", ressaltou.

Com relação à entrada de argentinos, a subsecretária do ministério, Liliam Kechichian, informou hoje ao jornal El País que a situação melhorou apesar do fechamento das pontes internacionais que unem os dois países sobre o rio Uruguai devido ao conflito da fábrica finlandesa de celulose Botnia.

O número de visitantes do país vizinho está atualmente 5,8% menor que os níveis anteriores ao início do conflito e chegou a alcançar uma queda de 10% em 2006.

Ambientalistas e vizinhos da cidade argentina de Gualeguaychú interromperam há mais de dois anos a ponte "General San Martín", que une esta cidade com a uruguaia Fray Bentos, em protesto pela construção da fábrica de celulose finlandesa na região fronteiriça.

Em dezembro a entrada geral de turistas aumentou 13,37% com relação ao mesmo mês de 2006, informou hoje Benjamin Liberoff, assessor do ministério do Turismo.

No mês passado entraram 220 mil visitantes, frente os 193 mil em dezembro de 2006.

Voltar ao topo