Brasil vai cumprir metas

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou ontem, nos Estados Unidos, que não há risco de o Brasil não cumprir as metas fiscais para 2004. Meirelles falou após um café da manhã com representantes de bancos e investidores americanos e europeus em Nova York, um dia depois de o risco-Brasil fechar em alta de 2,51%.

“Nosso superávit primário foi honrado e ultrapassou a meta estabelecida”, disse Meirelles. “A questão externa também está indo bem, com saldos expressivos na balança comercial.”

O presidente do Banco Central disse ainda que os índices de endividamento público do Brasil em dólar têm caído consideravelmente.

Metas permanecem

Meirelles também reteirou que as metas de inflação para 2004 e 2005 não serão mudadas, reafirmando o que foi anunciado na terça-feira pelo ministro da Fazenda, Antônio Palocci.

Perguntado sobre os riscos para o Brasil de um possível aumento dos juros nos Estados Unidos, Meirelles disse que o governo Lula já está fazendo o que é preciso.

“Estamos mantendo nossa disciplina fiscal, e existem índices externos que demonstram que estamos no caminho certo”, afirmou. “Estamos preparados para um cenário em que as taxas americanas voltem a patamares mais altos.”

Voltar ao topo