Brasil tem dever de ajudar pobres

Libreville – No encerramento da visita ao Gabão, ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil, mesmo não sendo uma nação rica, tem o “dever moral” de ajudar os países mais pobres. Durante assinatura de atos com o presidente Omar Bongo, que governa o Gabão há 37 anos, Lula criticou os presidentes brasileiros anteriores que, na sua opinião, priorizavam as relações com o mundo desenvolvido e não se preocupavam com as nações no mesmo nível do Brasil ou mais pobres. Dentro do contexto de fortalecer o eixo Sul-Sul, Lula afirmou que, provavelmente, é o presidente brasileiro que mais vezes esteve na África.

“Mesmo o Brasil não sendo um país rico, é nosso dever moral, político, ético, histórico e humanitário de ajudar os países mais pobres e vamos fazê-lo”, disse Lula. O presidente ficou menos de 24 horas no Gabão. Na noite de terça-feira, Lula participou de um jantar oferecido pelo presidente Bongo. Depois de assistir a apresentações de grupos culturais gaboneses, Lula encerrou a noite ouvindo bossa nova e samba. Bem-humorado, segundo membros de sua comitiva, dançou samba com a ministra Matilde Ribeiro, da Igualdade Racial. Não satisfeito com sua performance, convidou o deputado Vicentinho (PT-SP) para substituí-lo no samba com a ministra.

Esta é a terceira visita de Lula à África. Desta vez, além do Gabão, ele esteve em São Tomé e Príncipe e ontem chegou a Cabo Verde. Nos três países, o governo brasileiro fez doações.

Voltar ao topo