Brasil tem 2º maior crescimento em publicidade

O faturamento mundial com publicidade deve crescer 5,2% em 2005, e o Brasil será o segundo país em que essa receita mais aumentará, de acordo com um ranking divulgado pela agência internacional de mídia ZenithOptimedia. O levantamento afirma que os gastos com anúncios publicitários, que foram de US$ 386 bilhões no ano passado, devem totalizar US$ 406 bilhões neste ano.

Mercados classificados como ?emergentes? pela empresa serão os principais responsáveis pelo aumento. Juntos, Brasil, Rússia, China e Índia serão responsáveis por 27% do crescimento do faturamento mundial no setor. Os Estados Unidos lideram o ranking dos países que mais contribuíram para o aumento do faturamento. a receita com anúncios no país em 2005 será US$ 5,88 bilhões maior que no ano passado.

O Brasil está em segundo neste ranking, com um crescimento da receita publicitária esperada da ordem de US$ 1,926 bilhão. O total arrecadado em anúncios passou de US$ 4,653 bilhões em 2004 para US$ 6,579 aguardados em 2005. Em 2004, as TVs levaram uma fatia de 63,2% do bolo publicitário no Brasil. Em seguida ficaram os jornais, com 17,1%, as revistas (8,6%) , outdoors (5%), rádios (4,4%) e só então a internet, com apenas 1,7%.

Voltar ao topo