Brasil Telecom nega o fim do pulso único

A Brasil Telecom, operadora de telefones fixos do Paraná, vem desmentindo o boato sobre o fim da cobrança do pulso único nos fins de semana e feriados. De acordo com a assessoria de imprensa da operadora, essa falsa informação vem se espalhando na internet desde quinta-feira passada por conta de um e-mail. A mensagem avisa que todas as chamadas realizadas nos sábados, domingos e feriados seriam cobradas de acordo com a quantidade de pulsos utilizada. Ou seja, mais longa a chamada, mais cara a conta.

Atualmente, as chamadas locais realizadas nesses dias têm tarifa única, sendo cobrado apenas o primeiro pulso. Esse tipo de cobrança também se estende aos dias da semana no horário de meia-noite às seis da manhã.

A assessoria da Anatel também confirma a falsidade dessa informação. Porém avisa que qualquer alteração de tarifas ou regras de cobrança sem consulta prévia e divulgação será considerada ilegal. Tal medida visa a proteger o cliente de abusos por parte de operadoras regionais.

Segundo Vanderlei Campos, gerente de Acompanhamento e Controle de Tarifas e Preços, o aumento das cobranças só pode ser feito apenas uma vez por ano, geralmente entre junho e julho. O reajuste depende dos índices de inflação, além de um consenso por parte da Anatel e das concessionárias regionais. Quando ocorrem os reajustes, as operadoras são obrigadas a divulgar nos principais veículos de comunicação as novas tarifas com pelo menos dois dias de antecedência. Já promoções e descontos podem ser feitas durante todo o ano, uma vez que elas beneficiam os consumidores.

Voltar ao topo