Brasil só perde para Índia em número de desempregados

O Brasil tem a segunda maior população de desempregados do mundo, com 11,454 milhões de pessoas, ficando atrás apenas da Índia, com 41,344 milhões.

A revelação está no estudo ?Globalização e Desemprego: Breve Balanço da Inserção Brasileira?, realizado pelo secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura de São Paulo, o economista Márcio Pochmann, e divulgado hoje (28).

O Brasil fica à frente de países como Rússia (terceiro, com 7,395 milhões), China (quarto, com 5,950 milhões) e Indonésia (quinto, com 5,872 milhões). Estados Unidos (5,655 milhões), Alemanha (3,685 milhões) e Japão (com 3,2 milhões) fecham o grupo das oito maiores populações de desempregados do mundo.

O trabalho é baseado em números do ano 2000, coletados em fontes como Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE), Organização das Nações Unidas (ONU), Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial, Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) e Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Voltar ao topo